Pular para o conteúdo principal

Sem vontade de cantar uma bela canção ...

A motivação é algo que nos influencia em todas as áreas de nossas vidas. A falta de motivação no local de trabalho, por exemplo, pode gerar problemas em casa, e nos demais ciclos em que a pessoa esteja envolvida. A desmotivação em uma importante área da vida de uma pessoa pode gerar até mesmo a depressão. Mas como manter-se motivado? A motivação envolve fatores internos ou externos? Vamos começar a pensar a respeito. De tudo o que conheço, estudei e vivencio estarei escrevendo agora. Vamos para uma vertente básica do assunto: A PIRÂMIDE DE MASLOW. Nela, as necessidades humanas estão alinhada de forma hierarquica, como se descreve:
 1. Necessidades fisiológicas: alimento, repouso, abrigo, sexo, etc; 2. Necessidades de segurança: proteção, emprego, etc; 3. Necessidades Sociais: relacionamento, aceitação, amizade, compreensão, consideração; 4. Necessidades de auto-estima: orgulho, auto respeito, progresso, confiança, status, admiração, etc; 5. Necessidades de auto realização: auto-desenvolvimento, auto-satisfação, independência financeira,etc. Estão em pirâmide, com algumas salientações. A necessidade seguinte será alcançada se a anterior for atingida.  Retirado de: http://www.administradores.com.br/artigos/motivacao_humana/13721/ 

controvérsias sobre a hierarquia desta necessidades, pois podemos saltar níveis algumas vezes, mas ela explicaria os motivos pelos quais você e eu trabalhamos, procuramos amigos, no relacionamos e nos envolvemos em organizações. Segundo esta teoria, logo após suas necessidades básicas (higiênicas) serem saciadas, você irá se preocupar com coisas como clima organizacional, feedback, estima, amizade, auto realização, visão de futuro na organização. Quando você chega nessa fase, teremos problemas motivacionais! O ser humano é complexo, e nunca esta satisfeito, assim que alcança algo, irá colocar novas metas para alcançar.. pois é.. é a vida! rsrs. Nesse ponto, você se motivará, (ou desmotivará) devido a sua análise do cenário, e isso funciona para todos os campos das nossas vidas. Dependendo de como vemos as coisas nossa motivação interna sobe e desce. Trata-se de algo individual. Gosto do exemplo de motivação interna de JOSEF CLIMBER. Perfeito! Uma vontade de vencer tão grande! Nunca se viu igual! rssssssss Como dizem.. o típico brasileiro que não desiste nunca! Quem já viu esse vídeo no YouTube (e riu muito) sabe do que estou falando. Josef não desiste de ser feliz, de fazer a diferença e ser útil, é muita motivação interna!!!! Algumas frases do vídeo nos levam a pensar: " Existem pessoas que não se abatem por nada. Até os mais terríveis obstáculos são encarados como novos e maravilhosos desafios. Hoje conheceremos a história de Joseph Climber. 
" Qualquer um de nós ficaria chateado, abatido, quem sabe até desmotivado sem vontade de cantar uma bela canção. Mas por Deus este é Joseph Climber" 

Vamos parar para pensar um pouco sobre nossa motivação interna. Como estamos vendo os obstáculos da vida? Como oportunidades ou problemas? Sei que Josef é um exemplo que chega a ser ridículo, (ele sofre demais!!) mas podemos pensar um pouco a respeito de nós mesmos. A nossa motivação de prosseguir, vencer, lutar por coisas melhores, ser melhor para com os nossos familiares e companheiros, depende de nós. Uma mudança interna que posteriormente gera uma externa. Voltando as teorias.. Há teorias que nos mostram a motivação externa, como o condicionamento de comportamentos entre outros, algumas me parecem um tanto "frias demais", mas acredito que como seres pensantes a motivação externa funciona conosco, (veja a propagadas de comida, ou poemas que nos levam a meditar, palestras...) mas não surtem efeito por muito tempo. E as internas surtem? Acredito na motivação externa, senão não estaria perdendo o meu tempo escrevendo isso. Mas acredito muito mais na interna, quando você se planeja e sabe exatamente o que quer do seu futuro. Se quero continuar casado, por exemplo, vou cuidar do meu casamento, se quero uma oportunidade no emprego, eu zelo por ele, luto por isso. Não depende só de você mas você tem que fazer a sua parte. É por isso que digo, que administrar é amplo demais para se aplicar apenas na empresa. Administração é para a vida! É preciso planejar, para que sua vida também não vire uma rotina administrativa. Para finalizar, ai vai a pergunta: Se alguem narrasse sua historia utilizaria essa frase?
" Qualquer um de nós ficaria chateado, abatido, quem sabe até desmotivado sem vontade de cantar uma bela canção. Mas por Deus este é ______________ " 

bjus a todos!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meu dinheiro, minha vida

Com a chegada do final do ano e a entrada do décimo terceiro salário, achei que estava na hora de publicar algo a respeito de finanças pessoais. É bem sabido que a maioria dos brasileiros não se planeja, gasta mais do que recebe e se encontra endividado. Conversas sobre poupança, melhores investimentos ou previdência privada são raras, infelizmente. Pensando nisso, vou apresentar algumas dicas para que você possa começar a organizar o seu dinheiro e seu futuro. Pegue um papel e uma caneta e responda as perguntas abaixo: Primeiro passo: Planejando o próximo mês. 1. Quanto você ganhará no próximo mês? É importante contar com seu salário, mesada, ou tudo que você sabe que vai  receber igualmente no próximo mês. Se a intenção é realizar um planejamento familiar, anote em separado o que cada um recebe por mês, somando depois. Se não possui renda fixa, inclua a sua meta de valor a receber aqui, Lembre-se que este deve ser o seu lucro , e não o valor total da suas vendas, ou seja, o

MONEYBALL – O homem que virou o jogo

MONEYBALL – O homem que virou o jogo. Confesso que, para mim, ele não é daqueles que você lembra em 50 anos, mas de certo que é um filme envolvente e inteligente. Olhando do ponto de vista de administração... o filme é ótimo! Está repleto de material de estudo e é bem interessante para se passar em sala de aula, seja para as disciplinas de RH, Inovação, e tantas outros.. Vamos primeiro ver o resumo do filme, retirado do site:   Moneyball ou O Homem que Mudou o Jogo ( título no Brasil ) é um filme norte-americano de 2011 dirigido por Bennett Miller , baseado no livro Moneyball: The Art of Winning an Unfair Game de Michael Lewis, que por sua vez é baseado na história verdadeira de Billy Beane, gerente geral do time de basebol. Moneyball se foca nas tentativas de Beane de criar um time competitivo para a temporada de 2002 de Oakland, apesar da situação financeira desfavorável da equipe, usando uma sofisticada análise estatística dos jogadores.   http://pt.wikipedia.org/wiki/Moneyball