terça-feira, 23 de março de 2010

Enfim, Victor Vroom

Como era de se esperar, e esperar meeesmo, estou sem tempo para postar, mas eu não desisto! Ainda mais depois de assistir ao filme "Julia e Julie" que me deu mais esperanças deste blog ser lido por uma maior quantidade de pessoas, estamos caminhando!
Conforme prometido, estou postando um texto sobre Victor Vroom e a TEORIA DA EXPECTATIVA, o texto foi retirado do site http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/teoriaexpectativasvroom.htm .
Com este texto dá para ter uma base de conhecimento para poder comparar as teorias da motivação, um assunto complexo, até porque a motivação é um valor subjetivo.
Sem mais por enquanto, apenas avisando que os próximos posts falarão mais de MARKETING.

UM ABRAÇO!
SEGUE:

Teoria das Expectativas de Vroom

Desenvolvida pelo psicólogo Victor Vroom, a Teoria das Expectativas de Vroom é uma das muitas teorias que procuram explicar as motivações humanas. Segundo Vroom, o processo de motivação deve ser explicado em função dos objectivos e das escolhas de cada pessoa e das suas expectativas em atingir esses mesmos objectivos. De uma forma sintética, Vroom defende que a força da motivação (M) de determinada pessoa corresponde ao produto do valor previsto por si atribuído a um objectivo (V=Valência) pela probabilidade de alcançar esse mesmo objectivo (E=Expectativa): M = V . E.

Assim definido, a motivação é nula quer no caso em é indiferente atingir ou não determinado objectivo, quer no caso em que não existe qualquer expectativa em atingir o resultado. Da mesma forma, ocorre desmotivação sempre que a valência é negativa, isto é, quando a pessoa prefere não atingir o objectivo.

Da forma como foi apresentada, a Teoria das Expectativas de Vroom apresenta algumas características que a tornam mais realista do que outras teorias para explicar as motivações, nomeadamente as teorias das necessidades que colocam pouca ênfase nas características individuais. Por outro lado, por ser muito compatível com os sistemas de gestão por objectivos, tem tido uma grande aceitação por numerosos gestores.

Lyman W. Porter e Edward E. Lawer III, através do seu modelo (Modelo de Porter e Lawer) acrecentam a esta teoria a influência da performance actual, a qual depende não apenas do esforço dispendido, mas também das competências/conhecimentos para a realização das tarefas e da percepção de tudo o que é necessário para a sua realização e de quais os resultados pretendidos. Desta performance irá depender o grau de satisfação a qual, por sua vez, determinará o valor esperado daquilo que irá receber.

Retirado de Retirado de http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/teoriaexpectativasvroom.htm .

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